Cirurgia para excisão de nevos

____

Nevos, popularmente conhecidos como pintas ou sinais, são pequenas formações cutâneas pigmentadas (ou não pigmentadas) presentes em praticamente todas as pessoas, em maiores ou menores quantidades.

Existem 5 tipos de nevos:
Nevos melanocíticos congênitos: são manchas ou placas marrons, geralmente regulares, presentes ao nascimento. São divididos em pequenos, médios e gigantes.

 

Nevos melanocíticos adquiridos: são pequenas manchas ou pápulas marrons e que podem ser salientes ou não. Tendem a ser uniformes, regulares, simétricos, e perdem a cor gradualmente com o passar dos anos.

 

Nevos atípicos ou displásicos: tendem a ser maiores que os nevos melanocíticos comuns (benignos) e possuem coloração não uniforme, com vários tons, do marrom escuro, passando pelo preto, azul, até o vermelho. Apresentam bordas irregulares e podem assemelhar-se ao melanoma.

 

Nevos Halo (Nevos de Sutton): são nevos melanocíticos que desenvolvem uma área com ausência de pigmentação ao redor (acromia).

 

Nevos Spilus: é um tipo de nevo melanocítico pouco frequente. Caracteriza-se pela presença de pequenas lesões sobrepostas a uma lesão maior, de coloração amarronzada.

Tratamento:

Na maioria dos casos os nevos não representam perigo, mas devem ser monitorados pelo Dermatologista, pois alguns deles podem se transformar em melanoma maligno, principalmente os nevos displásicos, que devem ser retirados cirurgicamente o quanto antes.
Quando o tratamento tem a finalidade estética, a cirurgia de excisão com sutura simples é o procedimento indicado. É feita em consultório com anestesia injetável local.

Abrir Whatsapp
Fale conosco
Olá! Como podemos ajudar?