É um tratamento feito em consultório que utiliza alguns ativos para destruir as camadas mais superficiais da pele, provocando uma descamação controlada e promovendo a renovação celular.
Os peelings podem ter atuação superficial, média ou profunda.
Peelings superficiais são realizados em série e promovem uma descamação mais branda na pele, com resolução de 3-5 dias.
Os peelings médios são realizados em até 3 sessões, em média, promovendo descamação mais acentuada, com formação de crosta e o processo de recuperação cutânea pode levar de 7 a 15 dias.
Já, o peeling profundo, é realizado em apenas uma sessão e o processo de recuperação pode levar até 30 dias.
Ácido Salicílico – peeling superficial: melhora a aparência da pele, reduz linhas de expressão e rugas finas, auxilia no controle da acne.
Ácido retinoico – peeling superficial: auxilia no tratamento de acne (tanto cravos como “espinhas”), reduz os sinais do envelhecimento e clareia as manchas de melasma.
Ácido mandélico- peeling superficial: utilizado no tratamento de acne ativa (“espinhas”), também para clarear manchas, tanto pós-acne, quanto manchas de melasma; seguro para peles sensíveis e étnicas (pele morena e negra). Usado geralmente em associação ao peeling de ácido salicílico.
Peeling de demelan ou dermamelan- peeling superficial; utilizado no tratamento de melasma; faz parte de um protocolo de uso domicilar associado ao procedimento médico em consultório.
5-Fuoruracil (5-FU) – peeling superficial: auxilia no tratamento de queratoses actínicas múltiplas ou campo de cancerização.
Solução de Jessner (ácido salicílico, ácido lático e resorcina) – peeling superficial: melhora a aparência de rugas e linhas de expressão, clareia manchas, auxilia no tratamento de acne;
pode ser associado ao peeling de ATA 35% para aumentar sua penetração.
Solução de Jessner + Ácido Tricloroacético (ATA) 35% – peeling médio: a combinação do peeling de Jessner ao peeling de ATA, aumenta a profundidade de atuação na pele; utilizado para melhora do aspecto de rugas, cicatrizes e melanoses solares.
Fenol 88%- peeling médio: utilizado no tratamento de manchas, rugas e cicatrizes.
Solução de Baker-Gordon ou Peeling Profundo de Fenol- utilizado de forma localizada, para tratamento de fotoenvelhecimento e rugas pronunciadas localizadas ao redor dos lábios ou dos olhos; ou de forma total, para fotoenvelhecimento e rugas intensas em toda a face; realizado em ambiente de centro cirúrgico, com sedação e acompanhamento anestésico.
Os peelings superficiais são realizados em várias sessões dependendo do tipo de substância utilizada e dos objetivos do tratamento. Podem ser realizados com intervalo de 15-20 dias entre as sessões.
Os peelings médios podem ser realizados em 2 a 3 sessões, porém com intervalo aumentado de tempo, normalmente 40-60 dias de intervalo entre as sessões.
O peeling profundo (no caso, o de fenol), é realizado em apenas uma sessão.
Não é recomendado fazer o tratamento se houver exposição solar.
Gravidez.
Presença de feridas na pele.
Estresse físico ou mental.
Alergias.
Histórico de queloides ou cicatrizes hipertróficas.
Doenças do tecido conjuntivo.
Tratamento com retinóides orais, como isotretinoína (roacutan) há menos de 4 meses.
Histórico de herpes facial (neste caso, deve ser realizado profilaxia prévia ao peeling).
Peelings médios e profundo não são recomendados para peles étnicas.