O que é Toxina Botulínica
A Toxina Botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, e quando aplicada em músculos específicos da face, bloqueia os sinais nervosos paralisando-os temporariamente.

É um dos tratamentos para rejuvenescimento facial mais procurados, reduzindo consideravelmente rugas e linhas de expressão. Além disso, também é indicado para tratamento de Hiperidrose (suor excessivo nas axilas ou na palma das mãos).

Como age a Toxina Botulínica?
A Toxina Botulínica atua bloqueando a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor encarregado de transmitir os impulsos nervosos aos músculos faciais, suavizando consideravelmente rugas e linhas de expressão.

Em muitos casos é uma excelente alternativa de tratamento uma vez que pode adiar a decisão por uma cirurgia plástica.

Quais as indicações de tratamento com a Toxina Botulínica?
– Amenizar consideravelmente rugas e linhas de expressão (ao redor dos olhos e na testa);
– Envelhecimento do colo e do pescoço;
– Sorriso gengival;
– Rugas no queixo (queixo “celulítico”);
– Rugas ao redor dos lábios (“código de barras”);
– Tratamento para hiperidrose (suor excessivo nas axilas ou na palma das mãos);
– Linhas ao lado dos lábios (“sorriso triste”);
– Técnica Nefertiti, diminuindo a ação dos músculos que puxam a mandíbula para baixo, melhorando o contorno da região.
– Bruxismo;
– Hipertrofia de Masseter (para afinar o rosto)

Como é realizado o procedimento?
A aplicação de Toxina Botulínica é feita em consultório de forma rápida e segura.
É utilizado um anestésico de uso tópico que reduz consideravelmente a sensibilidade das regiões que receberão a Toxina, tornando o procedimento praticamente indolor. Pessoas com mais sensibilidade podem sentir um incômodo maior, mas de forma absolutamente suportável.

Não é necessário tempo de recuperação, o paciente pode sair do consultório e retomar suas atividades, porém, não é indicado que faça exercícios físicos, que abaixe e levante a cabeça, e que se deite durante as 4 horas seguintes à aplicação. Após este período todas as atividades estão liberadas.

Quando a Toxina Botulíca começa a fazer efeito?
A Toxina Botulínica começa a fazer efeito entre 2 e 5 dias após a aplicação, e em 15 dias chega a seu efeito máximo.
A duração dos efeitos depende do metabolismo de cada paciente. O efeito máximo dura entre 4 e 6 meses, quando, então, a ação da Toxina começa a diminuir. À medida que a ação muscular retorna gradualmente, as linhas e rugas começam a reaparecer e após uma média de 6 meses, é necessário fazer uma nova aplicação.

A Toxina Botulínica também previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão, então, mesmo após os 6 meses de ação da substância, o aspecto das rugas e das linhas pode estar menos aparente.

Toxina Botulínica para Hiperidrose (Suor Excessivo)
Suor excessivo (hiperidrose) é uma condição muito comum. E muitas pessoas sofrem constrangimentos devido a este problema, seja nas axilas, nas mãos, nos pés e até na face e no couro cabeludo.

Mas, você sabia que o tratamento com toxina botulínica (“botox”) pode tratar esta condição? Este é um tratamento muito efetivo e simples de ser realizado, em consultório médico mesmo. Tem duração em torno de 9 meses e propicia alívio e melhora importante da qualidade de vida.

Veja que a utilidade do “botox” vai muito além da estética!

Toxina Botulínica: o que é, como é feito, quais as indicações menos conhecidas?

Tratamento de Hiperidrose (suor excessivo) com Toxina Botulínica

Dra Renata Figueira - Dermatologista

CRMDF: 16.690 / RQE: 12.928

A Dra Renata Figueira é Médica Dermatologista, Mestre em Ciências Médicas e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Abrir Whatsapp
Fale conosco
Olá! Como podemos ajudar?